As amizades na infância

Aproveitando que dia 20 foi o Dia do Amigo e vimos pelas redes sociais inúmeras manifestações de valorização e agradecimento por nossas amizades, resolvi escrever o post sobre o assunto. Também aproveitando uma vivência da minha filha esta semana na escola que, por ser período de férias, em um dia chegou mais cedo e ao deparar-se com a sala de aula vazia e disse: cadê amigos??
A vida da sociedade atual têm exposto nossas crianças, cada vez mais cedo, com uma diversidade de contatos com estranhos, em função da escolarização mais precoce, da redução das famílias, e isso facilita a formação de novas amizades. Talvez por isso essas relações de amizade tem se tornado tão importante na vida da criança.
A criança chega à escola com as vivências familiares. Lá, aprende a socializar, assimilando hábitos característicos do seu grupo social e desenvolvendo amizades, que são relacionamentos únicos, distintos de outros relacionamentos criança-criança ou criança-grupo. As amizades na escola facilitam a adaptação da criança ao ambiente escolar e a aceitação pelos colegas de classe. Mesmo que ela seja tímida, as amizades contribuem para a elevação de sua autoestima e consequente proteção contra solidão e ansiedade. Além disso, as amizades da escola contribuem para o ensino de valores que são de extrema importância para a construção de uma sociedade justa, como a cooperação, aceitação da diversidade, igualdade de direitos, entre outros.
E você, de que forma incentiva seu filho a valorizar as relações de amizade?