O que você fez no dia da criança?

Post publicado no Mamãe Neura no dia 16 de outubro de 2013

Sábado passado foi Dia da Criança. O que você fez nesse dia? Fez um programa diferente com seu (sua) filho(a), passaram muito tempo juntos – tempo com qualidade - brincando, se divertindo, se relacionando, compartilhando afetos? Ou você simplesmente comprou aquele presente caro que era desejado por ele(ela) ou por você mesmo e deixou-o(a) lá, brincando sozinho(a)?
Embora eu tenha sido uma criança/adulto que até pouco tempo recebia presente no dia da criança, busco não tornar esse um dia comercial para minha filha. Estou tentando ensinar a ela outros valores que não os de consumo desenfreado e, exatamente por isso, às vezes me sinto contra a maré. Até mesmo dentro de casa, se é que me entendem...
Concordo com as frases que circularam pelas redes sociais na semana passada:

Encontro consonância junto a um movimento que existe em prol da Infância Livre de Consumismo, que defende o fato da criança, por estar em fase de formação, necessitar ser protegida da publicidade que visa apenas a construção de pessoas consumistas. Ele não é radical contra o consumo, mas busca o consumo consciente e incentiva outras formas de comércio, como a troca, por exemplo. Algumas frases presentes no site fazem todo sentido para mim:
·        Relações humanas não podem ser interpretadas como relações de consumo.
·        Comprar é muito mais fácil que ensinar. É muito mais fácil que orientar. É muito mais fácil que dedicar tempo e atenção a mostrar o que é ou não adequado, coerente, responsável. Por isso, tantas e tantas pessoas compram seus filhos desde a mais tenra infância.
Alguma vez você já pensou sobre isso? Isso faz sentido para você?

Ah, no Dia da Criança fomos ver os aviões na Base aérea de Canoas e brincamos muito na casa da avó (adorei!). Na escola, ela construiu parte do seu presente e outra parte foi construída pelas professoras. Em contradição, ela ganhou do pai dois balões na visita à base aérea e hoje ganhou outros presentes, ganhou presente do tio, ganhou presente dos avós.