Que modelos ofereço ao meu filho?

Post publicado no Mamãe Neura no dia 19 de março de 2013.

Minha filha agora está na fase da imitação. Quando vejo, está calçando meus sapatos, às vezes de salto alto, e os arrasta pela casa. Vai a minha gaveta de bijuterias e, de posse dos colares, coloca-os no pescoço. Gosta de ver que também usa camisa do time de futebol, assim como o pai dela. Repete palavras que falamos. Sim, a criança aprende com a imitação, ela compreende o mundo pela imitação e imita aquilo que quer se apropriar. Estando ela nessa fase, tudo o que faço na frente dela pode ser imitado.
E ai vem o questionamento: que modelos eu estou oferecendo a minha filha?
Como reajo frente a situações de estresse? Como trato as pessoas em geral? O que como e bebo ? Que níveis de consumismo mobilizo nela? Embora todos os que se relacionam com a criança diariamente oferecem modelos a ela, só podemos nos responsabilizar por nossos próprios atos e, quem sabe, mobilizar outros para refletirem sobre os seus.
Gostaria de compartilhar uma imagem que vi essa semana em uma rede social e cujo dizer concordo totalmente.



Se você é como eu e, de alguma forma, se identifica com essa frase, cuide com seus atos para que seu filho se torne alguém que você admira. Aliás, suas ações lhe causam admiração por si?